terça-feira, fevereiro 12, 2008

Desperdício de espaço.

Como dizia Carl Sagan: "Se não existe vida fora da terra, então o universo é um grande desperdício de espaço"


É tão estranho pensar que, no meio disto tudo, deste espaço enorme com inúmeras constelações de milhões e milhões de anos em que nasceram planetas, morreram estrelas, no meio deste espaço infinito com lindíssimas e exuberantes galáxias de todas as cores estamos sós.

Apenas existe um planeta mínimo, onde nem todas as pessoas têm capacidade para amar, para dar valor ao que possuem, quando as pessoas que pouco ou nada têm, dão o devido valor às coisas.

Têm tudo sem precisar de trabalhar ou esperar pelas coisas, e quando finalmente lhes é dado o que tanto pediam, no dia seguinte esquecem-se delas, simplesmente deixam-nas para o lado, e se alguém lhes aponta esse defeito, choram sem perceber porque lhes dizem isso, mas no fundo sabem o porquê.

Tentam mudar mas não conseguem, desistem e esperam que lhes dêem mais e mais, e cometem vezes sem conta o mesmo erro, ouvindo vezes sem conta o mesmo comentário, chorando vezes sem conta pela mesma razão, e voltando a repetir o erro, vezes sem conta, formando um ciclo vicioso.

Assusta-me, simplesmente assusta-me, mas o que mais me assusta é identificar-me plenamente com eles. Repito o ciclo vicioso e penso porque razão não consigo mudar.

No meio deste universo infinito, que cada vez se expande mais, com inexplicáveis e lindíssimos fenómenos, tem de haver um único planeta, num sistema em contínua expansão, um planeta em que as pessoas se respeitem, em que não existam as cenas vergonhosas que se passam continuamente neste planeta vergonhoso, que não se assista a todos os actos terroristas, enganosos, assassínios, a que se assistem todos os dias, e que quase passam despercebidos.

Porque é que neste triste planeta é mesma coisa morrerem 30.000 pessoas na guerra, do que o presidente de um país??

Porque é que neste enganoso planeta, países pobres e mal vistos como Portugal têm pessoas famosas que chutam uma bola, pertencendo às selecções de futebol, políticos que levam este mal cuidado país cada vez mais à ruína e à miséria, e muitos mais exemplos deste tipo têm mais dinheiro num mês, do que têm num ano um trabalhador do Estado, um camponês que não foi à escola para trabalhar, e pessoas que abdicaram de quase tudo para poderem sobreviver??

Porque é que existem pessoas que não podem fazer como eu, exprimir o que sentem com outros, só podem fazer com o papel (não estou a subestimar-te querido amigo papel), mas precisa-se sempre de um ombro amigo com quem desabafar.

Apetecia-me encher o peito de ar e soprar, soprar, soprar, soprar, até que todas estas coisas desaparecessem e ficassem a flutuar no meio do espaço infinito.

5 comentários:

João Pinto disse...

Minha querida filha, o teu texto fala sobre verdades muito concretas e acertadas e, mais uma vez, revela uma escritora maravilhosa e com uma maturidade muito grande para a tua idade. Carl Sagan foi um dos maiores cientistas do século XX, um comunicador fabuloso, que escreveu diversos livros maravilhosos.
Sem ser essa a tua intenção, o teu texto acaba por ser uma justa homenagem à sua vida e obra.
Muitos parabéns pelo texto, minha querida filha. Cada vez mais me sinto orgulhoso da filha que tenho!! Muitos e muitos beijinhos do pai que te ama muito!!

trintona disse...

Princesa, o teu texto além de muito bem escrito como já disse o Pai revela que vale sempre a pena conversar contigo. A tua análise de consciência alegra-me muito mesmo! O primeiro passo para modificarmos aquilo que consideramos ser um erro é RECONHECÊ-LO e isso já fizeste!

Adoro-te princesa do meu coração!!

P.S. Nunca vais ser como os outros, tu és ESPECIAL! :)

Anónimo disse...

Maria, Pipoquinha, Linda! Simplesmente, nota 20:-)
Como o teu Pai disse e bem, conseguiste interpretar Carl Sagan, com uma maturidade enorme, e a cima de tudo, transportaste essa leitura, para as vidas e mentes, cada vez mais vazias do nosso século XXI!
Estás (mais uma vez) de Parabéns pelo texto, e pela tua escrita magnífica!
Muitos beijinhos desta tua Amiga que adora ler os teus textos, e que, além disso, te ADORA MUITO!

André disse...

O teu texto está formidável!!! E não só faz uma homenagem ao Carl Sagan como também noto aí umas reminiscências do Sentido da Vida dos Monthy Python. All good things!
E escreves muito bem!
Beijinhos,
tio André

Anónimo disse...

liiiiiiiiiinda! não preciso de repetir aquilo que todos muito bem disseram sobre o teu texto!:) venho, mais do que isso, fazer-te um pedido de coração: ESCREVE MAAAAAAAAAAAAAAIS! :) tou sempre a espreitar o teu blog para ver se tens alguma coisa nova......... e de certeza que faço este pedido em nome de todos os teus visitantes, certo visitantes?! :) beijinhos muitos!